30 de jun. de 2013

14 anos da CEDRO

Caras/os Companheiras/os da CEDRO
Na data em que a nossa Cooperativa de Consultoria, Projetos e Serviços em Desenvolvimento Sustentável – CEDRO – completa seu 14º ano de existência (em 23 de maio último)*, não poderíamos deixar de enviar uma saudação aos nossos Sócio-cooperados, parabenizando-os pela responsabilidade que cada um tem na existência – e, principalmente, na resistência – ao longo desses anos, da nossa instituição no ramo do cooperativismo de trabalho voltado à agricultura familiar e à economia solidária no Estado do Rio de Janeiro. Certamente que os aportes de cada um são diferenciados; alguns com uma participação mais efetiva e mais dedicada, outros com uma contribuição mais pontual; contudo, a soma dessas contribuições é que dá liga e cimenta o caminho que nossa Cooperativa vem trilhando e pretende continuar construindo nos próximos anos.
Oxalá, possamos continuar existindo e crescendo, no mínimo, pelas próximas décadas; ainda que nós, profissionais diversos, passemos, o que estamos fazendo hoje, certamente, será a garantia de que a CEDRO permanecerá firme e forte, dando frutos e consolidando sua contribuição no cenário fluminense e, quiçá, brasileiro.
Saudamos, nesta data, todas as sete Diretorias anteriores que deram vida e vigor à Cooperativa. Reconhecemos a importância do seu trabalho e sua valorosa contribuição na constituição e consolidação da identidade da CEDRO e no reconhecimento público do qual a Cooperativa é detentora atualmente.
Por outra, gostaríamos de fazer um balanço da Nova Gestão da CEDRO, iniciada há dois meses e pela qual estaremos responsáveis nos próximos dois anos, até o fechamento desse ciclo, em março de 2015, salientando, de antemão, a contribuição inicial, fundamental, da gestão anterior, garantindo que a transição ocorresse da forma mais plena e tranquila possível.
Vamos ao balanço, propriamente dito.
Tão pronto assumimos a gestão, diante da solicitação de encerramento do ciclo de prestação de serviços de contabilidade, que contava 09 anos, por parte da Importa Contabilidade, abrimos uma rodada de consultas, reuniões e solicitação de orçamentos a diversas empresas similares, atuando no campo, principalmente, das organizações não governamentais, uma vez que a assessoria contábil voltada especificamente às cooperativas de trabalho ainda carece de empresas especializadas. Nessa procura, recebemos orçamentos da Atos e Fatos Contabilidade, da Patrimonii Contabilidade e da Amaral Contabilidade e Auditoria; no balanço de custos e benefícios, optamos pela última, uma vez ser esta a única empresa que está também no ramo da prestação de serviços de contabilidade a cooperativas, além de ter sido a primeira empresa que prestou-nos esse serviço ainda quando estávamos incubados junto ao Cefet, em Campos dos Goytacazes, no já distante ano de 1999.
No campo dos Projetos, implementamos, imediatamente, uma primeira rodada de Reuniões entre a Direção Executiva da Cooperativa e os Coordenadores de cada um dos Projetos em execução atualmente. Assim, estivemos reunidos com Eduardo Barcelos e Rafael Paiva, que estão à frente do Projeto ATES, que se encontra no seu 3º Aditivo; com Nelson Rodrigues e Joana Gonçalves (respectivamente Coordenador e Técnica do Projeto Base de Serviços), em fase de consolidação; com Generosa Silva, Coordenadora do Projeto PNAE/Nutre, em sua etapa final, fruto de um termo Aditivo; e, com Fernanda Belmoki, à frente do Projeto ATER Sustentabilidade, nas providências   a retomada de atividades no início de junho próximo na Região Noroeste Fluminense. De acordo com as necessidades que foram se apresentando, voltamos a nos reunir, pelo menos, mais uma vez com cada uma destas Coordenações; com a Coordenação da ATES as reuniões foram quase que semanais, uma vez que fatores como dimensão da Equipe, dificuldades e processos peculiares a cada um dos Núcleos Operacionais, exigiram que assim se procedesse.
Nesse período, conseguimos, conjuntamente com a Coordenação da ATES, fazer uma rodada inicial de visitas aos escritórios locais e Reuniões com as Equipes (Coordenações e Técnicos de campo) dos Núcleos Operacionais Casimiro de Abreu, Litorânea e Conceição/Carapebus; atendendo às demandas que se apresentaram, voltamos aos NOs Conceição/Carapebus e Litorânea. Pela limitação de tempo, ainda não conseguimos implementar a mesma dinâmica junto ao NO Campos/Itaperuna – o que será feito tão pronto se consiga ajustar as agendas.
Apoiando a iniciativa e proatividade dos Cooperados Lia Caldas e Juliano Palm, contribuímos com a elaboração do Projeto Sala Verde Saberes e Sabedorias, apresentado ao Ministério do Meio Ambiente, com chances concretas de aprovação. O Cooperado Eduardo Barcelos também somou esforços no Projeto que visa à constituição de um espaço, em São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, para recebimento dos inúmeros materiais didáticos e de comunicação produzidos pelo Ministério e destinados, principalmente, à Educação Ambiental, estando à disposição dos diversos Projetos da CEDRO.
No campo ainda dos Projetos, a Diretoria apoiou ainda a retomada dos Projetos Técnicos das Cooperativas Coapinc (PA Santo Inácio, Trajano de Moraes), Pacova (Paraty) e Coopmac (Macaé), apresentados, juntamente com o Projeto voltado a melhorias da infraestrutura da própria CEDRO, ao Edital BNDES/Unicafes. No atendimento às pendências e adequações dos Projetos das Cooperativas, estiveram novamente à frente os Cooperados Nelson Rodrigues e Ney Aleixo, dando continuidade ao trabalho iniciado ainda na gestão anterior.
Apoiou-se a Cooperada Generosa Silva na retomada da elaboração técnica e orçamentária e negociação junto à Fundação Banco do Brasil do Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), através do qual a CEDRO executará atividades junto a 35 Agricultores Familiares dos municípios de Campos dos Goytacazes e de São José de Ubá, em parceria com as atividades das Cooperativas Coperiguaçu, do Paraná e Costec, de Goiás.
Da mesma forma, apoiou-se a elaboração de um Projeto da Coapinc, de Trajano de Morais, voltado ao Edital Terra Forte, cuja coordenação da elaboração esteve sob a responsabilidade do Cooperado Eduardo Barcelos, com participação da Equipe do NO Conceição/Carapebus.
Contando com as contribuições valorosas, principalmente, mas não só, dos Cooperados Alexandre Gollo e Generosa Silva, a CEDRO tem assegurado sua participação nas Reuniões e demandas relacionadas à Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro – AARJ.
A Diretoria tem participado semanalmente, não raro são duas por semana, das Reuniões do COE/CEDRUS – Comitê Preparatório às Conferências Estadual e Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, que deverão ocorrer nos próximos meses.
Tendo em vista a necessidade de capacitação na operação do Sistema de Convênios do Governo Federal – SiConv (registros e lançamentos dos Projetos e de suas atividades e desembolsos), implementou-se no final de abril, uma Oficina sobre o SiConv, assessorada pela Cooperada Luzia Amélia Ferreira, realizada no Rio, no CEDAC (Glória), da qual participaram, além dos Diretores, os Coordenadores de Projetos, principalmente aqueles operados através deste Sistema.
No dia 06 de maio, a Diretoria deslocou-se para Itaperuna e realizou Reunião inicial junto à Equipe do Projeto ATER Sustentabilidade, a ser implementado a partir de junho (e pelos próximos 40 meses) na região Noroeste Fluminense, na continuidade do Projeto ATER Noroeste. Na sequência, nos dias 07 e 08, realizou-se uma Oficina de estudo do Projeto, sob a Coordenação do Fiscal Max Ribas, da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA/MDA), também em Itaperuna e acompanhada pela Diretoria.
No dia 13 de maio último, realizou-se Reunião do Conselho de Administração da CEDRO, instância esta que reúne, estatutariamente, a cada dois meses, os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, da Comissão de Ética e Disciplina e, facultativamente, das Coordenações de Projetos. Participaram dessa Reunião 10 Sócio-cooperados/as, discutindo uma pauta que iniciou-se com os informes gerais relativos à criação da Agência Nacional de ATER, à Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro, passou pelos Projetos vigentes (ATES, PNAE/Nutre, Base de Serviços e ATER Sustentabilidade) e os que estão na eminência de serem contratados – como os Projetos Rede Varejista e PAIS – os Grupos de Trabalho (GTs) – de Formação e Educação, Comunicação, Projetos, Revisão Estatutária e Retiradas Cooperativistas.
Foram renovados contratos relacionados ao pacote de telefonia celular – cada um dos Técnicos que está atuando pela Cooperativa tem a sua disposição, para o trabalho, uma linha de celular – bem como ao seguro de vida dos mesmos cooperados, atualmente em atividade pela CEDRO.
Além disso, se tem procurado imprimir à Diretoria uma dinâmica de trabalho que inclua Reuniões semanais de planejamento das atividades, presença escalonada na Sede, equilibrando com as saídas para Reuniões fora (nos NOs e, brevemente, junto, de forma direta, às Comunidades assistidas), atendimento às demandas oriundas das Equipes locais, tão pronto seja possível – ditado, tal atendimento, principalmente, pela disponibilidade financeira da Cooperativa.
Certamente que há muito ainda a ser feito pela atual Direção; e será – desde que possamos continuar contando com o apoio e o empenho efetivos de todos os Cooperados/as!
Finalmente, colocamo-nos à disposição dos Cooperados/as para quaisquer outros esclarecimentos relacionados a esse período inicial de Gestão, bem como outros esclarecimentos e demandas que, porventura, tenham para fazer junto à Diretoria.
No propósito de seguirmos firmes na consolidação da nossa Cooperativa CEDRO e de seu trabalho junto aos agricultores familiares fluminenses, apresentamos nossas saudações cooperativistas e agroecológicas. Sigamos em frente!
Vera Lucia Lunardi – Diretora Presidente
Maria Amélia Caputo – Diretora Administrativa
Leonardo Cavalcanti Rosas – Diretor Financeiro

(*) Mensagem encaminhada aos Sócio-cooperados/as, em 23 de maio de 2013.

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