21 de out. de 2011

MINI CURSO DE PRODUÇÃO DE MUDAS FRUTÍFERAS EM ASSENTAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA DE CABO FRIO

No dia 20 de outubro de 2011 foi realizado, no Projeto de Assentamento Remanescentes Campos Novos, o mini-curso de “Produção de Mudas Frutíferas”. O evento ocorreu na propriedade da Sra. Aquiles Marinho Lan, assentada da reforma agrária, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cabo Frio.
Foi  ministrado pelo técnico em agropecuária e produtor rural Sr. Anselmo Nazário, atuante no convênio de “Assessoria Técnica, Social e Ambiental para a Reforma Agrária – ATES”, firmado entre o INCRA/RJ e a Cooperativa Cedro. Desde 2010, as áreas de reforma agrária do Estado do Rio de Janeiro contam com equipes técnicas multidisciplinares para apoio no desenvolvimento dos assentamentos.
A participação no mini-curso foi livre e gratuita. Os participantes tiveram, de maneira prática, a oportunidade de conhecer técnicas simples de propagação de espécies vegetais, principalmente frutíferas de interesse econômico. Foram apresentadas as técnicas da produção de mudas por semente, estaquia, mergulhia, alporquia e enxertia. Estas técnicas são amplamente utilizadas no mercado de plantas frutíferas e ornamentais. Cada participante recebeu uma apostila ilustrada com orientações passo a passo para praticar o conteúdo.
Detalhe da produção de muda por alporquia

Acompanhamento da prática com apostila ilustrada

O objetivo do mini curso, segundo o professor Anselmo Nazário, é que “conhecendo as técnicas, as  pessoas possam fazer suas próprias mudas, para plantio em seus lotes ou comercializar na região”. Segundo a produtora rural Sra. Aquiles Marinho Lan, “tem coisas que eu não sabia como fazia, mas agora eu vi que deu certo, vai dar certo”.
 O Projeto de Assentamento Remanescentes Campos Novos, localizado em Cabo Frio é composto oficialmente por 176 famílias, que ocupam uma área aproximada de 1.800 ha. 

Cooperativa Cedro – Núcleo Operacional Litorânea
Rua Jerônimo Gonçalves 1277, Sala 102 - Distrito de Barra de São João
Casimiro de Abreu-RJ
CEP: 28.800-000
Fones: (21) 9401-3496 / (22) 9208-6056

2 comentários:

ljs disse...

Olá

Moro em BH. Poderiam me enviar uma cópia da apostila do curso de Produção de Mudas Frutíferas?

Grato,


Laerte
ljs2905 (@) gmail.com

nenopreta disse...

moro em são josé dos pinhais,fico no aguardo que me enviem apostila do minicurso de produção de mudasde frutiferas{impresso ou pdf}de forma gratuita.Enviar para : NENOPRETA-Preciliano Fernandes,124CEP83085150-Quissisana-São José dos Pinhais-Paraná.Gratos pela atenção