A Cooperativa CEDRO em parceria com o SEBRAE realizou no dia 27 de Fevereiro de 2012 no P. A. Cambucaes em Silva Jardim, uma oficina de Gestão e Administração Rural.
Na ocasião estiveram presentes 62 participantes, dentre os quais, técnicos da CEDRO, o Secretário de Agricultura de Silva Jardim, Associação Mico Leão Dourado, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, um estudante de pós-graduação, sendoa grande maioria composta pelos assentados.
A abordagem central da oficina foi pontuar a necessidade de planejamento da propriedade, de forma a garantir maior sustentabilidade para a terra, para o proprietário e para o meio ambiente. Assim como os caminhos possíveis para se chegar a uma proposta de gestão mais ampla e adequada ao contexto. Por exemplo, como fazer levantamento de custos, associar produtos a uma marca e associativismo.
“O que mata o agricultor é que o apoio oferecido, na frente some e ai a gente desanima”. Assim respondeu um agricultor na oficina, depois de questionado pelo representante do SEBRAE Marcelo Couto, sobre o porquê as propriedades rurais quebram ou geram prejuízos. Desta forma, buscou-se elucidar e propor mecanismo para a melhor gestão tanto da unidade produtiva, como do assentamento como um todo.
Como forma de dar continuidade ao encontro, será realizado uma próxima oficina com o SEBRAE,objetivando fazer o levantamento do custo das três atividades produtivas mais significativas do assentamento. Espera-se que com essas atividades as famílias assentadas consigam maior autonomia e melhor gestão das propriedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário