18 de mai. de 2012

Ação Integrada na Saúde da Comunidade

A Cooperativo CEDRO (Núcleo Operacional Casimiro de Abreu) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Macaé, realizou nos meses de  Março e Abril nos Projetos de  Assentamentos Cambucaes, Visconde e Bem Dizia, três dias de ação integrada na saúde da comunidade. Foram atendidas 27 famílias, envolvendo 16 profissionais da saúde (Agentes comunitários, Enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, médicos, dentre outros).
A receptividade do trabalho foi ótima, por exemplo, “Onde que na cidade se tem um atendimento assim?”, Disse Adriane Fortini do PA Visconde, onde toda sua família foi atendida na ação.
Em cada PA há um nível de presença dos serviços de saúde “Preventiva ou Curativa”, no caso do Bem Dizia, em Macaé é onde existe uma estrutura física e profissional mais avançada.
Cabe destacar que o acesso à saúde pública no meio rural é sempre uma pauta desafiadora, sendo assim, a equipe técnica do Nop Casimiro de Abreu tem buscado construir junto aos parceiros um novo horizonte de possibilidades nessa área.


O atendimento básico de medição de pressão arterial, glicemia, circunferência abdominal e peso, foram realizados na hora. Além desse atendimento básico alguns pacientes foram encaminhados para oncologista, dentista e outras especialidades, conforme as necessidades colocadas. Na ocasião houve também visita da assistente social a algumas famílias.
A parceria com a CEDRO tem aberto mais opções de chegar a certas famílias e alguns quadros específicos que voluntariamente não vão ao posto de saúde, dessa forma esse trabalho tem se mostrado muito relevante e pretende-se incorporá-lo na matriz de ações da assistência técnica, social e ambiental local.
Para além de uma ação pontual e isolada, pretende-se construir uma agenda com a comunidade e o poder público destacando a necessidade de continuidade e aperfeiçoamento de atividades como estas. Assim, em médio e longo prazo, espera-se atuar em questões mais específicas como saúde bucal, uso de agrotóxico, etc, visando encaminhar as atividades no sentido de proporcionar maior qualidade de vida no meio rural.
14 de Maio de 2012, Núcleo Operacional Casimiro. 

Nenhum comentário: