7 de jun. de 2012

Ações no P.A. Ademar Moreira

Assessoria Técnica Social e Ambiental á Reforma Agrária – ATES / INCRA

Núcleo Operacional Litorânea
Ações em Saneamento Rural Integrado – P.A. Ademar Moreira / São Pedro da Aldeia / RJ
O Projeto de Assentamento Rural “Ademar Moreira” está localizado no município de São Pedro da Aldeia/RJ e possui 40 famílias assentadas. Desde 2005, estas famílias permanecem acampadas na área aguardando a demarcação dos lotes para construção de residência e definição das áreas de produção. As condições de vida atuais no local são precárias, principalmente no que tange o saneamento básico. Não há acesso a água tratada para o consumo humano, tratamento de esgoto ou coleta de lixo.
Em observação a esta situação, a equipe de técnicos da Cooperativa Cedro / Núcleo Operacional Litorânea articulou junto a Fundação Nacional de Saúde, FUNASA, Unidade de Controle da Qualidade de Água, a ação prevista dentro do plano de trabalho, denominada “Saneamento Rural Integrado”.
No dia 24/05/2012 os técnicos da FUNASA foram ao assentamento e coletaram amostras de água em 6 poços freáticos utilizada para o consumo, para análise microbiológica.
Segundo a Bióloga da equipe Cedro, coordenadora do núcleo operacional, Sra. Cristiane Benevenuto, a análise de água é importante, pois, “iniciará a discussão com as famílias sobre a importância do consumo de água tratada para evitar doenças de veiculação hídrica, como a cólera, febre tifóide,  hepatite A, protozooses, entre outras. Infelizmente, no assentamento não há acesso a água tratada,  coleta de lixo ou tratamento de esgoto e,  em muitas casas também não há banheiro. A adequação ambiental da área é de difícil realização”, complementou.
A adequação ambiental dos assentamentos de reforma agrária necessita de investimentos e projetos que atenuem estas condições. As ações não devem ser restritas à manutenção de áreas de preservação da flora e da fauna, somente para cumprir a legislação ambiental. Considerar o saneamento básico como parte principal da questão ambiental é de extrema importância. A demora na implementação do assentamento impõe às famílias péssimas condições de vida, por não saberem onde serão os lotes de residência ou produção.
Os resultados das análises obtidos evidenciaram a contaminação em todas as amostras coletadas. Segundo o Sr. Sebastião Werneck, engenheiro químico da FUNASA, é recomendada a “não utilização da água dos poços analisados para o consumo humano e a aquisição de filtros cerâmicos, que podem mitigar possíveis doenças de veiculação hídrica”. Salientou ainda “ações de educação em saúde para conscientizar os moradores em relação ao saneamento”.
A próxima ação será a realização de uma palestra a ser ministrada pelos técnicos da  FUNASA. A equipe Cedro dará continuidade ao tema no assentamento. O objetivo da parceria consolidada é levar ações concretas às famílias assistidas.
Técnicos da FUNASA na área da Sra Manoela de Paula F. Souza

Equipe da FUNASA e do núcleo Litorânea  na área Sra. Laura Maria do Carmo  do P.A Ademar Moreira

Equipe da FUNASA coletando a água do poço do Sr. Adiel Estevam da Silva


Coleta de água do poço da Igreja Assembleia, ponto que serve como alternativa há várias famílias

Cooperativa Cedro – Núcleo Operacional Litorânea
Rua Jerônimo Gonçalves 1277, Sala 102. Distrito de Barra de São João / Casimiro de Abreu / RJ
CEP: 28800 000 - Fones: 021 9434 0098 / 021 9401 3496 / 022 9208 6056 / 021 8352 2000

Nenhum comentário: