20 de jun. de 2012

A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR








BOLETIM INFORMATIVO DAS ATIVIDADES DO PROJETO NUTRE - RIO ABRIL - 2012
Assistência Técnica e Extensão Rural & a Renovação do Projeto NUTRE Rio
O Mês de abril/2012 foi marcado por intensa atividade no campo do debate sobre os serviços de extensão rural no apoio à agricultura familiar no Brasil.
Desde as reivindicações dos trabalhadores rurais pela disponibilização de mais terras para a reforma agrária, até a Conferência Nacional de ATER, milhares de pessoas se mobilizam pela idéia de que não basta haver a instituição dos meios de produção e dos canais de venda para fortalecer e consolidar a agricultura familiar.
A presença e a orientação técnica, profissional, adequada, continuada são mecanismos fundamentais na perspectiva de obter sucesso com a atividade de produção agropecuária, quanto mais na atual realidade de mudanças climáticas, que afeta diretamente o universo e as possibilidades produtivas vivenciadas no campo, pelas famílias dos agricultores.
A Equipe do Projeto NUTRE-Rio, que foi concebido para apoiar os processos de regularização dos empreendimentos da agricultura familiar, se depara constantemente com questões e desafios agronômicos, no planejamento da produção, na consideração da oferta agroecológica encontrada nas distintas realidades produtivas, questões que são trabalhadas cumulativamente ao processo de regularização dos empreendimentos.
A oportunidade de venda ao PNAE é uma conquista que se instala em um cenário de muitas debilidades e defasagens históricas, reconhecidas pelas Leis que apóiam a agricultura familiar.
Perceber que as circunstâncias que restringem a regularização dos empreendimentos da agricultura familiar se relacionam ao predomínio da mentalidade que pauta a degradação ambiental e as mudanças climáticas; perceber que mediar ações de inclusão social e econômica, neste grau de complexidade, não é processo que se conclua em doze meses, foi passo preliminar e determinante para o MDA na renovação do Projeto NUTRE Rio.
Os empreendimentos atendidos pelo NUTRE-Rio
ASSESSORIA E REFERÊNCIAS, PARA FAZER A DIFERENÇA!
GRANDES QUESTÕES DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA VIVENCIADAS PELO PROJETO NUTRE-RIO ( II )

O processo de reformulação da Resolução 38/FNDE e o preço dos produtos agrícolas
A Resolução 38/FNDE está em processo de revisão desde o início de 2012. O documento que regulamenta com detalhes operacionais a Lei 11.947/2009 foi posto em revisão sob alegação, do FNDE, de haver necessidade de melhorias e de ajustes, que passam pela impossibilidade de fiscalização em função do reduzido efetivo de funcionários para monitoramento do PNAE, mas também pela “inconsistência” de critérios de prioridade para compra de gêneros para a alimentação escolar, conforme teriam visualizado no texto vigente da Resolução.
 
O processo de discussão veio a tona em março de 2012, com denúncias a respeito de que as propostas de alteração da Resolução estariam sendo trabalhadas pelo Comitê Gestor (setores de Governo) sem a participação do Grupo Consultivo do PNAE – constituído por representantes da Sociedade Civil, instâncias as quais compete zelar pela plena execução do PNAE.
Em um alerta encaminhado por colaborador do Grupo Consultivo do PNAE, Sr Leonardo Alonzo, foram elencados onze tópicos, considerados preocupantes para alteração à revelia da participação da sociedade. Entre estes a retirada de prioridade de compra dada às organizações formais – Cooperativas ou Associações; a retirada da preferência a aquisição de produtos agroecológicos/ orgânicos (haveria o entendimento de que estes seriam “produtos distintos,” não podendo ser priorizados em relação ao produto convencional) e a retirada do termo “Preço de referência” para adoção da lógica de aquisição pelo “menor preço”. A não alteração desses tópicos está sendo defendida pela sociedade civil nos espaços de debate sobre a Lei 11.947/2009 e seus mecanismos de execução.
Em resposta às críticas, o FNDE e o MDA organizaram de 02 a 04 de abril um “Encontro de avaliação da implementação da Lei 11.947/2009”, recebendo profissionais dos projetos NUTRE e CECANE, que na ponta acompanham a execução do PNAE junto aos empreendimentos da agricultura familiar e aos executores do Programa. Foram reunidas propostas para apresentação na reunião do Comitê gestor com o Grupo Consultivo agendada para o dia 12 de abril. O processo de debate continua, devendo vir a público com a divulgação do novo Plano Safra da Agricultura Familiar, esperado para junho/ julho de 2012.
Pelo NUTRE-Rio ressaltamos o depoimento de um agricultor em reunião realizada em São José de Ubá, no dia 16/03: _“nosso povo foi acostumado a plantar pouca coisa. Era só tomate; é só pimentão. O comércio aqui teve de três tipos: primeiro era o comércio consignado. O comprador adiantava o dinheiro para fazer a lavoura e o povo entregava os produtos; depois veio a fase do comércio dentro do CEASA, quando a gente plantava depois recebia com base no que o atravessador apurava. No tipo atual, o comércio sumiu. Falta o preço para a mercadoria”. Apesar da Produção, a Associação deste agricultor ainda não comercializa com o PNAE, pois ainda não obteve a DAP Jurídica.
AProposta de compra direta da agricultura familiar que o PNAE abraça a partir da promulgação da Lei 11.947/2009 tem significados e alcances muito mais profundos e complexos do que a mera aquisição de alimentos para a merenda escolar.

Chamada Pública PNAE para Agricultura familiar pela Secretaria Estadual de Educação

Em 2011 a Chamada só aconteceu em novembro e com muita desinformação.

Para 2012 a Responsável Técnica da SEEDUC espera que a Chamada seja divulgada antes, de forma a garantir as compras logo no início do 2º semestre letivo.


Conforme nos informou em 30 de março, estarão entre os itens para compra: banana, melancia, ovo, filé de peixe, goiabada, iorgute, coentro, salsinha, cebolinha, arroz, feijão, tomate, chuchu, inhame, batata doce, aipim, espinafre, brócolis, couve, bananada, abobrinha, repolho, abóbora, cenoura e tangerina.

Os quantitativos serão informados nas Escolas, de forma semelhante ao que ocorreu em 2011. Procurar as diretoras!

Outras Chamadas públicas estão para abrir!

Procure o Conselho da Alimentação Escolar de sua Cidade!
<>
<>

NUTRE-RIO
  
INDIQUE SUA ASSOCIAÇÃO OU COOPERATIVA PARA PARTICIPAR DESSES SERVIÇOS!










Nenhum comentário: