9 de out. de 2012

Curso de Tratamento e Uso do Bambu

A Cooperativa CEDRO realizou no dia 26 de setembro de 2012 o 1º módulo do curso de tratamento e uso do bambu, que aconteceu na Sede da Associação do P.A Cambucaes em Silva Jardim - RJ.

Na ocasião estiveram presentes 11 participantes, agricultores do Assentamento Cambucaes, localizado em Silva Jardim - RJ, do Assentamento Visconde, no município de Casimiro de Abreu - RJ, técnicos do Núcleo Operacional Casimiro e o técnico Daniel Flores que compõe o Núcleo Operacional Litorânea, o qual foi convidado para ministrar o curso.
 
Técnicos da CEDRO ministrando o curso
 


Os técnicos da Cooperativa CEDRO, durante visitas técnicas, observaram uma demanda por parte dos produtores a estarem melhor explorando  o bambu, enquanto recurso abundante no assentamento. A utilização do bambu foi pensada no sentido de garantir aos agricultores seu aproveitamento desde a utilizção em pequenas construções, até à fabricação de peças artesanais.  
Ao longo desta atividade foram abordados os seguintes assuntos:
·         Durabilidade do bambu;
·         Agentes degradadores;  
·         Aplicação do método de tratamento com calor para eliminação do amido, e apresentação de outros métodos;
·         Estimativa de custo do tratamento;
·         Materiais e ferramentas necessários para o tratamento.
Como forma de dar continuidade a esta atividade, será realizado um 2º módulo do curso, abordando a utilização do bambu tratado em artesanatos, construções e objetos diversos. Esta etapa contará com a participação do  artesão Tiago Victer, de Aldeia Velha, no dia 24 de outubro de 2012.
Núcleo Operacional Casimiro

Nenhum comentário: