9 de out. de 2012

Minicurso: Produção de Ovos e Frangos na Agricultura Familiar

A avicultura na agricultura familiar constitui uma atividade bastante presente nas unidades produtivas dos assentamentos  assistidos pelos técnicos do Núcleo Operacional Casimiro de Abreu, da Cooperativa CEDRO, que a partir da verificação da necessidade de melhor manejo da atividade promoveram o dia de campo.

 
O mini-curso  aconteceu no dia 28 de agosto de 2012, em parceria com a Secretaria de Agricultura do município de Casimiro de Abreu, com a proposta de desenvolver uma atividade de capacitação dos agricultores para a produção de ovos e frangos em sistema de semiconfinamento. O curso foi organizado e ministrado com o apoio do zootecnista Albert Kennedy, do Núcleo Operacional Conceição de Macabu.
Essa atividade teve o objetivo de atender a uma demanda dos assentados do P. A. Visconde, localizado no município de Casimiro de Abreu, e para isso contou com o apoio do agricultor Benedicto Lessa, do P. A. Cambucaes, no município de Silva Jardim, que desenvolve já há algum tempo a atividade em seu lote. Dessa forma, aproveitou-se a experiência do Sr. Benedicto, estabelecendo ainda um intercâmbio entre os assentamentos.
Em um primeiro momento foi realizada uma exposição teórica sobre avicultura, onde foram abordados assuntos como os tipos de instalações, manejos, raças, nutrição de aves, principais doenças e sobre a qualidade da carne e ovos. Em seguida o técnico Albet e o Sr. Benedicto acompanharam os participantes até seu aviário, como parte prática do minicurso, para mostrar como vem conduzindo seu sistema produtivo, apresentar os tipos de materiais utilizados nas instalações, as raças com as quais vem trabalhando, além de trocar outras informações e impressões com os visitantes.
O minicurso foi importante no sentido de apresentar aos agricultores como a atividade em avicultura pode ser melhor explorada em suas propriedades, promovendo melhorias e/ou adequações em seus criatórios, como forma de obterem maior diversificação de produção nos lotes, maior qualidade na alimentação, além de ser uma atividade que contribuirá para o incremento da renda familiar.    
NOp Casimiro de Abreu



Nenhum comentário: