24 de abr. de 2012

Agroecologia Integrada e Sustentável é o tema da vez em Itaperuna

SLIDE — POR EUSEBIO EM ABRIL 20, 2012 AT 21:33 
20/04/2012 às 19h
Fotos: divulgação (Eusébio Dornellas)
O município de Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, possui os assentamentos rurais – Reforma Agrária – mais produtivos do Estado (Floresta de Belém e Nova Esperança). Nesta sexta-feira (20/04), um dos assentamentos voltou a ganhar visibilidade. O assentamento Floresta de Belém, que possui aproximadamente 40 famílias, recebeu técnicos de diferentes instituições, que abordaram questões referentes ao PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). ‘Agroecologia Integrada e Sustentável’ é o tema da vez no município.
Modelo de fossa que será substituído
Preparação das bombonas para a construção da fossa
Dentre as atividades realizadas, destacam-se práticas de compostagem, biofertilizante, caldas agroecológicas, cadastro de animais de abate pela Defesa Sanitária Estadual, além da construção de fossa séptica biodegradável, esta, despertou especial interesse da comunidade, que teve a oportunidade de aprender a construir uma fossa, bem como tirar as dúvidas existentes.
Novo banheiro que terá seu sistema ligado à fossa séptica biodegradável
De acordo com o engenheiro agrônomo Luiz Gonzaga (CEDRO/ATES/NOp-Itaperuna), a construção da fossa séptica biodegradável possui baixo custo, em torno de R$ 150, e resultados consideráveis no que tange à melhoria da saúde dos produtores. O processo de construção é simples, envolvendo bombonas e tubulações. “O custo da construção das fossas ficará por conta deles [produtores]. Nós vamos fazer o acompanhamento e dar toda assistência”, ressalta.
Já Rogério Garcia de Almeida, técnico em agropecuária e consultor do SEBRAE, destacou a força das parcerias, que não tem medido esforços para realizar os trabalhos necessários no assentamento. Rogério ainda mencionou os equipamentos e assistência técnica prestada pelos técnicos do SEBRAE e Secretaria Municipal de Agricultura. “Outra boa novidade para os moradores da localidade é que em poucos dias todos poderão usufruir da energia elétrica”, comemora.
Décio Zampier, secretário Municipal de Agricultura, demonstrou-se satisfeito com mais esta conquista da comunidade do assentamento Floresta de Belém e reafirmou o compromisso da Secretaria em contribuir com os projetos que vem sendo implementados no assentamento. “Vamos continuar colaborando não só aqui, como em outros lugares. Temos feito tudo que está ao nosso alcance para beneficiar o homem do campo. O prefeito Paulada tem entendido a necessidade de apoiarmos os produtores e não tem medido esforços para que isso aconteça”, diz.
As atividades aconteceram durante todo o dia e contaram com representantes/parceiros da Prefeitura Municipal de Itaperuna (Secretaria Municipal de Agricultura), Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), SEBRAE e CEDRO/ATES.
PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável): é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos. Dessa forma, busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, apoiando o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia.

Nenhum comentário: